sábado, 18 de maio de 2013

Primeiro Encontro  18/04/2013

 Confecção de crachás com nossos nomes e Características...









 Nosso primeiro encontro foi recheado de muitas expectativas...


Expectativas em Relação ao Programa

Síntese das respostas


O que trago?

  • Experiência; força de vontade; perguntas; dúvidas; minha caminhada como professora; desejo de aprender; dedicação; responsabilidade, muita expectativa,vontade e disposição para fazer a diferença na educação; vontade de aprender; mudar, interesse, otimismo, minha vontade de que este pacto de certo, pois acredito na educação e repudio a retenção;


O que Espero?


  • Ajuda; esclarecimento; conhecimento para melhorar a minha prática; respostas; somar experiências vividas; que o programa ajude aquele aluno que não conseguiu ser alfabetizado a alcançar este objetivo; conhecer métodos novos de alfabetização, reflexões teóricas em conjunto com atividades práticas, recursos para a sala de aula, agregar conhecimento, parceria; conhecer de fato a proposta do pacto e contribuir para a educação em nosso município; direcionamento, embasamento teórico, soluções práticas, ideias novas, que possamos trabalhar com parceria dentro da escola, fazendo do bloco pedagógico uma continuidade de ensino, que nos tragam sugestões de novos caminhos, sugestões de intervenções para dificuldades na aprendizagem; aperfeiçoamento, novas aprendizagens; que através (e a partir) deste programa, surja uma discussão concreta sobre o currículo para este ciclo de 3 anos, levando em consideração que o mesmo deve ser significativo, orgânico e contínuo, alem de respeitar as pluralidades aluno, região, escolas e suas subjetividades;


 Leitura Deleite...    (clique no link abaixo para visualizar!)








Fizemos  Brasões e apresentamos aos colegas...






Resgatando aspectos apresentados nos brasões das professoras participantes:

Nossas capacidades enquanto alfabetizadoras:

Dedicação, afetividade, persistência, coragem, sensibilidade, comunicação, mediação, amorosidade, criatividade, comprometimento, desafio, responsabilidade, flexibilidade, receptividade, compreensão, organização, perseverança.


Nossas dificuldades enquanto alfabetizadoras:

Encarar a inclusão, falta de apoio e valorização do trabalho, falta de recursos materiais nas escolas, improvisar, criar, timidez, distanciamento das famílias, indisciplina, valores distorcidos, avaliação.


Nossas referências pedagógicas:

Jean Piaget, Paulo Freire, Rubem Alves, Emília Ferreiro, Mirian Celeste Martins, Larossa, Tânia Zagury, Augusto Cury, Alícia Fernandes, Redin, Michel Focault,Ana Theberosky, Vigotsky, Alfredo Veiga Neto, Maria Carmem Barbosa, Thomás Tadeu da Silva, Zorzi, Lino de Macedo, Raul T., Capoville .


 Formação Continuada, para quê? 

(Clique no link abaixo para visualizar)



Encaminhamentos para o próximo encontro

1 - Refletir sobre as aprendizagens do primeiro encontro na registrar de folhinha de avaliação (metacognição)

2 - Leitura dos textos abaixo:

Ano 1- Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização - pág.16 à 23;
Direitos de Aprendizagem no ciclo da alfabetização - pág. 30 à 37.
Ano 2- A complexidade da aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética: ampliação do tempo para a consolidação da leitura e da escrita pela criança - pág.13 à 18;
Direitos de Aprendizagem no ciclo da alfabetização - pág. 27 à 35.
Ano 3- Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental – pág. 13 à 21;
Direitos de Aprendizagem no ciclo da alfabetização - pág. 28 à 35.

3 - Trazer materiais para desenho, recorte e colagem (para todos os encontros).





Nenhum comentário:

Postar um comentário