Segundo Encontro 09/05/2013
Iniciamos nosso segundo encontro fazendo uma retrospectiva do primeiro e retomando aspectos importantes na leitura dos textos indicados para o encontro anterior através de discussões em grupos divididos por anos de ensino e após realizamos a socialização das aprendizagens adquiridas aos colegas do grupo. Os textos discutidos no primeiro momento foram do Caderno de Formação “Currículo
no ciclo de Alfabetização” -
1º anos p. 6 a 15; 2º
anos: p.6 a 11; 3º
anos: p. 6 a 11.
Síntese dos Textos - Mapa conceitual
Síntese do Texto 1
(Clique no link acima para visualizar)
Leitura Deleite
O Menino que Aprendeu a Ver
Discutindo os conceitos de Alfabetização e Letramento
Síntese dos Grupos baseados em conhecimentos prévios:
Conceitos de alfabetização
(Grupo 1)
- é o processo pelo qual o sujeito compreende e domina o processo de leitura e escrita;
(Grupo 2)- capacidade de ler e escrever;
- decodificação do código escrito.
Conceitos de Letramento(Grupo 1)- Apropriação, assimilação, transformação do código;
- Reconhecimento da função social da escrita e da leitura;
- apropriação da alfabetização na copreensão de mundo;
(Grupo 2)
- Quando a criança reconhece e lê rótulos, imagens, placas, propagandas... porém não decodifica os códigos da língua.
Vídeo:Salto para o Futuro -
Disponível em: http://youtu.be/zG1MqQ-uSZk
Discussão dos textos 2 do caderno 1:
Ano 1- Concepções
de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização
pág.16-23
Quadros dos Direitos de Aprendizagem
pág.30-37
Ano 2- A
complexidade da aprendizagem do SEA: ampliação do tempo para a
consolidação da leitura e da escrita pela criança pág.13-26
Quadros dos Direitos de Aprendizagem
pág. 16-34
Ano 3- Alfabetização:
o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental
Quadros dos Direitos de Aprendizagem
pág. 28-36.
Sintese do Texto: Mapa conceitual
Sintese Texto 2: Concepções de alfabetização
Trabalhando o conceito de Metacognição
METACOGNIÇÃO
Refletir
sobre nossas aprendizagens deve ser um exercício diário de todas as
pessoas, especialmente para nós educadores, possibilitando a
conquista progressiva da autonomia, a descoberta das próprias
potencialidades e a criação de articulações entre teoria e
prática passíveis de (trans) formação.
De
acordo com Zabalza (1994, p. 95) “a linguagem escrita representa um
novo e poderoso instrumento de pensamento”. A escrita é um momento
em que se analisa e reflete sobre o próprio processo de aprender,
constituindo-se em metacognição. Para Gunstone & Northfield
(apud LEVY, 2004), a
metacognição refere-se à compreensão e controle da própria
aprendizagem.
Trata-se de uma abordagem informada e auto-dirigida para reconhecer,
avaliar e decidir, reconstruir, ou não, idéias e crenças já
existentes.
Neste
intuito, usaremos este caderno como instrumento e exercício
metacognitivo, refletindo e registrando a cada novo encontro sobre: -
O
que aprendi? -Como aprendi? -O que não aprendi?
Esses registros nos servirão como análise e acompanhamento dos
nossos estudos, permitindo a tomada de consciência da própria
aprendizagem.
Referências
LEVY,
M. I. C. Melhoria do processo ensino-aprendizagem da ciência a
partir da reflexão dialógica, entre professor e orientador, das
concepções e das práticas. Disponível em:
http://www.educacaoonline.pro.br/melhoria_do_processo.asp. Acesso em: 02/02/2005.
ZABALZA, M. Diários de classe. Porto: Porto Editora, 1994.
http://www.educacaoonline.pro.br/melhoria_do_processo.asp. Acesso em: 02/02/2005.
ZABALZA, M. Diários de classe. Porto: Porto Editora, 1994.
- Entrega dos Cadernos para registro!
LEITURAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO – 23/05/13
1º
ANO: AVALIAÇÃO NO
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, pág. 24 a 29 – QUADROS DE
ACOMPANHAMENTO, pág. 38 a 41 - REALIZAR O DIAGNÓSTICO DA TURMA
2º ANO: AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças, pág. 19 a 26 – QUADROS DE ACOMPANHAMENTO, pág. 35 a 40 - REALIZAR O DIAGNÓSTICO DA TURMA
3º ANO: AVALIAÇÃO PARA INCLUSÃO, pág. 22 a 28 – QUADROS DE ACOMPANHAMENTO, pág. 37 a 43 - REALIZAR O DIAGNÓSTICO DA TURMA
2º ANO: AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças, pág. 19 a 26 – QUADROS DE ACOMPANHAMENTO, pág. 35 a 40 - REALIZAR O DIAGNÓSTICO DA TURMA
3º ANO: AVALIAÇÃO PARA INCLUSÃO, pág. 22 a 28 – QUADROS DE ACOMPANHAMENTO, pág. 37 a 43 - REALIZAR O DIAGNÓSTICO DA TURMA
Parabéns pelo blog, Aline!
ResponderExcluirQue muitos momentos de aprendizagens e trocas possam ocorrer no Grupo Azaleia!
Abraços!