sábado, 18 de maio de 2013

Segundo Encontro  09/05/2013


Iniciamos nosso segundo encontro fazendo uma retrospectiva do primeiro e retomando aspectos importantes na leitura dos textos indicados para o encontro anterior através de discussões em grupos divididos por anos de ensino e após realizamos a socialização das aprendizagens adquiridas aos colegas do grupo. Os textos discutidos no primeiro momento foram do Caderno de Formação “Currículo no ciclo de Alfabetização” -   1º anos p. 6 a 15;    2º anos: p.6 a 11;    3º anos: p. 6 a 11.





Síntese dos Textos - Mapa conceitual

 



Síntese do Texto 1


(Clique no link acima para visualizar)

 

Leitura Deleite 

O Menino que Aprendeu a Ver

Discutindo os conceitos de Alfabetização e Letramento

Síntese dos Grupos baseados em conhecimentos prévios:

Conceitos de alfabetização 

          (Grupo 1)


    •  é o processo pelo qual o sujeito compreende e domina o processo de leitura e escrita; 


     (Grupo 2)
    • capacidade de ler e escrever; 
    • decodificação do código escrito.
                                 
                                 Conceitos de Letramento 
    (Grupo 1)

    •  Apropriação, assimilação, transformação do código;
    • Reconhecimento da função social da escrita e da leitura;
    • apropriação da alfabetização na copreensão de mundo; 

    (Grupo 2)

    • Quando a criança reconhece e lê rótulos, imagens, placas, propagandas... porém não decodifica os códigos da língua. 

       

Vídeo:Salto para o Futuro -


 Disponível em: http://youtu.be/zG1MqQ-uSZk



Discussão dos textos 2 do caderno 1:

 Ano 1- Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização pág.16-23
Quadros dos Direitos de Aprendizagem pág.30-37
Ano 2- A complexidade da aprendizagem do SEA: ampliação do tempo para a consolidação da leitura e da escrita pela criança pág.13-26
Quadros dos Direitos de Aprendizagem pág. 16-34
Ano 3- Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental
Quadros dos Direitos de Aprendizagem pág. 28-36.

 Sintese do Texto: Mapa conceitual



Sintese Texto 2: Concepções de alfabetização



Trabalhando o conceito de Metacognição


METACOGNIÇÃO
Refletir sobre nossas aprendizagens deve ser um exercício diário de todas as pessoas, especialmente para nós educadores, possibilitando a conquista progressiva da autonomia, a descoberta das próprias potencialidades e a criação de articulações entre teoria e prática passíveis de (trans) formação.
De acordo com Zabalza (1994, p. 95) “a linguagem escrita representa um novo e poderoso instrumento de pensamento”. A escrita é um momento em que se analisa e reflete sobre o próprio processo de aprender, constituindo-se em metacognição. Para Gunstone & Northfield (apud LEVY, 2004), a metacognição refere-se à compreensão e controle da própria aprendizagem. Trata-se de uma abordagem informada e auto-dirigida para reconhecer, avaliar e decidir, reconstruir, ou não, idéias e crenças já existentes.
Neste intuito, usaremos este caderno como instrumento e exercício metacognitivo, refletindo e registrando a cada novo encontro sobre: - O que aprendi? -Como aprendi? -O que não aprendi? Esses registros nos servirão como análise e acompanhamento dos nossos estudos, permitindo a tomada de consciência da própria aprendizagem.

Referências
LEVY, M. I. C. Melhoria do processo ensino-aprendizagem da ciência a partir da reflexão dialógica, entre professor e orientador, das concepções e das práticas. Disponível em:
http://www.educacaoonline.pro.br/melhoria_do_processo.asp. Acesso em: 02/02/2005.
ZABALZA, M. Diários de classe. Porto: Porto Editora, 1994.

  • Entrega dos Cadernos para registro!  



LEITURAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO – 23/05/13


1º ANO: AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, pág. 24 a 29 – QUADROS DE ACOMPANHAMENTO, pág. 38 a 41 - REALIZAR O DIAGNÓSTICO DA TURMA

2º ANO: AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: o monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem das crianças, pág. 19 a 26 – QUADROS DE ACOMPANHAMENTO, pág. 35 a 40 - REALIZAR O DIAGNÓSTICO DA TURMA

3º ANO: AVALIAÇÃO PARA INCLUSÃO, pág. 22 a 28 – QUADROS DE ACOMPANHAMENTO, pág. 37 a 43 - REALIZAR O DIAGNÓSTICO DA TURMA

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, Aline!
    Que muitos momentos de aprendizagens e trocas possam ocorrer no Grupo Azaleia!
    Abraços!

    ResponderExcluir