sábado, 5 de outubro de 2013

10 Encontro

Iniciamos nosso encontro com um vídeo dos "Melhores Momentos"  sobre o tema Ludicidade...




Leitura Deleite: Hoje a leitura foi realizada pela nossa colega Joana, que nos presenteou com a leitura da história "Quando nasce um monstro" e com lindos marcadores de páginas confeccionados por ela mesma!! LINDOS!!!!!





Textos para o encontro:

Ano 1:
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender?
Pág. 22-25
Ano 2:
O ensino de História(s) e da Matemática: em ritmo dos jogos e das brincadeiras.
Pág. 19-31
Ano 3:
Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar?
Pág. 28-31 

Realizamos a retomada dos textos através de uma dinâmica proposta pela Colega Joana, onde coletivamente organizamos um mapa conceitual com palavras chaves do texto. A dinâmica consistia no  registro por cada cursista de uma palavra significativa contida no texto lido. Após, em grande círculo, cada uma falou relatou do porque da sua escolha e o que esta palavra significa no contexto escolar. As palavras deveriam ir se interligando, formando o mapa conceitual.















No segundo momento, elegemos duas das palavras mais significativas e dividimos o grande grupo em 2 para uma competição de mímica onde a Joana ia mostrando uma das palavras do organograma e o grande grupo deveria fazer a mímica para as colegas representantes das equipes. A primeira que adivinhasse, marcava ponto para a equipe. 





Na sequência participamos de uma oficina de Teatro :

Convidado: Marcelo Schneider
Projeto: Oficina Teatral


OBJETIVO:
}  Desenvolver, através de oficinas de teatro, a expressividade corporal e as suas representações cênicas a partir de temas geradores pertinentes a contação de histórias dentro de sala de aula, assim como o estímulo a leitura e audição de histórias.

ATIVIDADES:
}  -jogos de integração e desinibição
}  -conscientização corporal
}  -iniciação teatral
}  -observação, descoberta e experimentações de personagens do dia-a-dia
}  -dinâmicas de grupo
}  -improvisação cênica
}  -pesquisa de linguagens corporal e ritualização cênica
}  -leitura de histórias
}  -contação de histórias

METODOLOGIA:
}  Oficina pontual de teatro
}  Contação de Histórias
}  Leitura Deleite.

DESENVOLVIMENTO:
}  - Conversa informal e apresentação das professoras.
}  - Dinâmica de desinibição: Jogo Caminha e Fotografa (brincadeira de estátua)
}  - Dinâmica de integração: Jogo de toque corporal e formação de expressões coletivas
}  - Exercício cênico com personagens: imitação e caracterização (objetos e roupas)
}  - Exercício de criação de histórias a partir de livros e encenação
}  - Contação de histórias pelos professores – individual e/ou coletivo a partir da encenação e de utilização de livros
}  - Reflexão.



























































...e para concluir, sorteio da sacola Pedagógica e socialização da visita à escola!








Nenhum comentário:

Postar um comentário