Leitura Deleite: Hoje a leitura foi realizada pela nossa colega Joana, que nos presenteou com a leitura da história "Quando nasce um monstro" e com lindos marcadores de páginas confeccionados por ela mesma!! LINDOS!!!!!
Textos para o encontro:
Ano 1:
Qualquer maneira de jogar e
brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender?
Pág. 22-25
Ano 2:
O ensino de História(s) e da
Matemática: em ritmo dos jogos e das brincadeiras.
Pág. 19-31
Ano 3:
Atividades lúdicas: hora de
aprender, hora de avaliar?
Pág. 28-31
Realizamos a retomada dos textos através de uma dinâmica proposta pela Colega Joana, onde coletivamente organizamos um mapa conceitual com palavras chaves do texto. A dinâmica consistia no registro por cada cursista de uma palavra
significativa contida no texto lido. Após, em grande círculo, cada uma falou
relatou do porque da sua escolha e o que esta palavra significa no contexto
escolar. As palavras deveriam ir se interligando, formando o mapa conceitual.
No segundo momento, elegemos duas das
palavras mais significativas e dividimos o grande grupo em 2 para uma
competição de mímica onde a Joana ia mostrando uma das palavras do organograma
e o grande grupo deveria fazer a mímica para as colegas representantes das
equipes. A primeira que adivinhasse, marcava ponto para a equipe.
Na sequência participamos de uma oficina de Teatro :
Convidado: Marcelo
Schneider
Projeto: Oficina Teatral
OBJETIVO:
} Desenvolver, através de oficinas de teatro, a
expressividade corporal e as suas representações cênicas a partir de temas
geradores pertinentes a contação de histórias dentro de sala de aula, assim
como o estímulo a leitura e audição de histórias.
ATIVIDADES:
}
-jogos de
integração e desinibição
}
-conscientização
corporal
}
-iniciação
teatral
}
-observação,
descoberta e experimentações de personagens do dia-a-dia
}
-dinâmicas de
grupo
}
-improvisação
cênica
}
-pesquisa de
linguagens corporal e ritualização cênica
}
-leitura de
histórias
}
-contação de
histórias
METODOLOGIA:
}
Oficina pontual
de teatro
}
Contação de
Histórias
}
Leitura Deleite.
DESENVOLVIMENTO:
}
- Conversa
informal e apresentação das professoras.
}
- Dinâmica de
desinibição: Jogo Caminha e Fotografa (brincadeira de estátua)
}
- Dinâmica de
integração: Jogo de toque corporal e formação de expressões coletivas
}
- Exercício cênico
com personagens: imitação e caracterização (objetos e roupas)
}
- Exercício de
criação de histórias a partir de livros e encenação
}
- Contação de
histórias pelos professores – individual e/ou coletivo a partir da encenação e
de utilização de livros
}
- Reflexão.
...e para concluir, sorteio da sacola Pedagógica e socialização da visita à escola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário