Retomando o encontro anterior...
Planejamento: é um processo de racionalização,
organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a
problemática do contexto social.
Ano 1 : 04
eixos: leitura, produção de texto escrito, oralidade e análise linguística
Ano 2:
aprofundamento destes eixos
Ano 3: Princípios didáticos
Quais
são os princípios que regem nossa prática pedagógica?
Ensino
reflexivo
Ensino
centrado na problematização
Ensino
centrado na interação em pares
Ensino
centrado na explicação verbal
Favorecimento
da argumentação
Sistematização
dos saberes
Valorização
dos conhecimentos dos alunos
Incentivo
à participação dos alunos
Diversificação
de estratégias didáticas
Ensino
centrado na progressão
A importância da Rotina no processo de ensino
O ESTABELECIMENTO DE
ROTINA EM SALA DE AULA OPORTUNIZA O
APERFEIÇOAMENTO DO TEMPO DIDÁTICO?
A ROTINA FAVORECE A
INTERAÇÃO DOS ALUNOS SOBRETUDO COM OS
OBJETOS DE CONHECIMENTO?
Atividade Diagnóstica
Para
estabelecimento de uma rotina semanal das
atividades que serão desenvolvidas em
classe,
necessita-se ter uma visão geral da turma, por meio
da avaliação
diagnóstica.
Atividade Permanente
O que é?
Trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal que objetiva
uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área
curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer
diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc.
Tenham, ainda, a oportunidade de falar sobre o lido/vivido com outros, numa
verdadeira “comunidade”.
(NERY,Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho
pedagógico: uma possibilidade – ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – ORIENTAÇÕES
PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE)
Sequência Didática
As sequências didáticas pressupõem um trabalho
pedagógico organizado em uma determinada sequência,
durante um determinado período estruturado pelo professor, criando-se, assim,
uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. Os planos de aula, em geral,
seguem uma organização didática.
A sequência didática permite, por exemplo, que se
leiam textos relacionados a um mesmo tema, de um mesmo autor, de um mesmo
gênero; ou ainda que se escolha uma brincadeira e se aprenda sua origem e como
se brinca; ou também que se organizem atividades de arte para conhecer mais as
várias expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a música, etc;
ou que estudem conteúdos das várias áreas do conhecimento do ensino
fundamental, de forma interdisciplinar.
(NERY,Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho
pedagógico: uma possibilidade – ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – ORIENTAÇÕES
PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE)
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