sábado, 5 de outubro de 2013

8 Encontro

Retomando o encontro anterior...

Planejamento: é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Ano 1 : 04 eixos: leitura, produção de texto escrito, oralidade e análise linguística

Ano 2:  aprofundamento destes eixos

Ano 3: Princípios didáticos  
Quais são os princípios que regem  nossa  prática pedagógica?
Ensino reflexivo
Ensino centrado na problematização
Ensino centrado na interação em pares
Ensino centrado na explicação verbal
Favorecimento da argumentação
Sistematização dos saberes
Valorização dos conhecimentos dos alunos
Incentivo à participação dos alunos
Diversificação de  estratégias didáticas
Ensino centrado na progressão

A importância da Rotina no processo de ensino

O ESTABELECIMENTO DE ROTINA EM SALA DE AULA OPORTUNIZA O
APERFEIÇOAMENTO DO TEMPO DIDÁTICO?
A ROTINA FAVORECE A INTERAÇÃO DOS ALUNOS SOBRETUDO COM OS
OBJETOS DE CONHECIMENTO?

Atividade Diagnóstica

Para estabelecimento de uma rotina semanal das
atividades que serão desenvolvidas em classe,
necessita-se ter uma visão geral da turma, por meio
da avaliação diagnóstica.

Atividade Permanente

O que é?
Trabalho regular, diário, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc. Tenham, ainda, a oportunidade de falar sobre o lido/vivido com outros, numa verdadeira comunidade.
(NERY,Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade – ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE)

Sequência Didática

As sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado período estruturado pelo professor, criando-se, assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. Os planos de aula, em geral, seguem uma organização didática.
A sequência didática permite, por exemplo, que se leiam textos relacionados a um mesmo tema, de um mesmo autor, de um mesmo gênero; ou ainda que se escolha uma brincadeira e se aprenda sua origem e como se brinca; ou também que se organizem atividades de arte para conhecer mais as várias expressões artísticas, como o teatro, a pintura, a música, etc; ou que estudem conteúdos das várias áreas do conhecimento do ensino fundamental, de forma interdisciplinar.
(NERY,Alfredina. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade – ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE)

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